Copa das Confederações atraiu turistas para festa de Caruaru

O São João de Caruaru chegou ao fim neste sábado, 29, Dia de São Pedro. O secretário da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, André Alexei, afirmou que o evento reuniu mais de um milhão de pessoas em 2013 e que o fato de Recife ter sido uma das sedes da Copa das Confederações ajudou a atrair turistas para a festa na cidade do interior pernambucano. Alexei, aliás, afirmou que Caruaru já iniciou os preparativos para os festejos de 2014, que vão acontecer justamente durante a Copa do Mundo. Leia a seguir os principais trechos da entrevista que Alexei concedeu ao Terra.

O São João 2013 atendeu às expectativas do governo municipal?

Sim. Foi uma festa muito bonita e animada, até porque montamos uma mega estrutura para atender da melhor forma possível os foliões não só de Caruaru, mas também de todo o país. Todos os polos de animação – Parque de Eventos Luiz Gonzaga, Alto do Moura, Estação

Ferroviária e Corredor das Quadrilhas – estiveram lotados durante os fins de semana o que nos deixou bastante satisfeitos. Para se ter uma ideia do sucesso do evento, mais de um milhão de pessoas prestigiaram a nossa programação. Além dos shows no Parque de Eventos, eles ainda compareceram aos desfiles das quadrilhas e bacamarteiros, bem como às festas das comidas gigantes. Então, encerramos esta temporada com o sentimento de dever cumprido.

 

O que precisa ser modificado para o próximo ano?

Acredito que colecionamos mais acertos do que erros. Definimos que já a partir da segunda quinzena de julho iniciaremos as discussões sobre o São João da Copa do Mundo. Durante todo este período que teremos pela frente reavaliaremos onde erramos, mas podemos adiantar que iremos manter o que foi aprovado pelos foliões. Nossa ideia é melhorar cada

vez mais.

 

A Copa das Confederações estimulou a vinda de mais turistas para Caruaru?

Sem dúvidas. Pelo fato de Pernambuco ter sido sede do torneio, muitos turistas estrangeiros frequentaram a cidade, assim como a imprensa internacional. Agora, só poderemos informar o número exato de turistas presentes assim que a nossa pesquisa sobre o São João for divulgada. Esse resultado deverá sair somente em agosto.

 

Que benefícios, em termos de números, o São João trouxe para economia não só da cidade, mas também de toda a região?

Ainda não podemos informar com exatidão os números, até porque a nossa pesquisa ainda não foi concluída. Entretanto, no ano passado, o São João foi responsável por uma  movimentação financeira de R$ 200 milhões. Apostamos que iremos superar o montante de 2012.

 

Que recado o senhor gostaria de deixar para os leitores que acompanharam o São
João de Caruaru pelo Terra?

Caruaru é uma terra de povo acolhedor e festeiro. Fazemos uma festa para todas as idades e gostos. Então, gostaríamos de convidar a todos os interessados para participar da edição do próximo ano. Tenho certeza de que não irão se arrepender.

 

PrimaPagina
Terra 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *