Pelo segundo ano consecutivo, Hamilton é pole em Monza

Por F1Team

Lewis Hamilton garantiu a pole position para o GP da Itália pelo segundo ano consecutivo. O inglês da Mercedes confirmou todo o seu favoritismo para a classificação e não teve qualquer dificuldade para superar os rivais e garantir a melhor marca (1min23s397).

Hamilton garantiu a pole em Monza

Hamilton garantiu a pole em Monza

Mas se a Mercedes mais uma vez garantiu a primeira colocação no grid, a Ferrari, dona da casa, não deixou seus fãs frustrados. Os italianos que encheram as arquibancadas viram o time vermelho colocar seus dois carros entre os bólidos prateados.

Kimi Raikkonen foi o terceiro mais rápido do treino classificatório, com sua melhor volta cravada em 1min23s631. Logo atrás dele ficou o seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, com o tempo de 1min23s685. O resultado levou os fãs ao delírio, principalmente pelo fato de Nico Rosberg ter ficado na quarta colocação.

Por falar no companheiro de Hamilton, o vice-líder do campeonato teve um problema com seu motor durante o terceiro treino livre e precisou recorrer a versão antiga da Mercedes, com um pouco menos de potência. Como era de se esperar, o desempenho acabou deixando a desejar, se comparado com Lewis. Nico cravou 1min23s703 e largará em quarto.

O brasileiro Felipe Massa foi bem durante o treino classificatório. O piloto da Williams superou o seu companheiro de equipe e garantiu a quinta colocação no grid de largada, com o tempo de 1min23s940. Já Valtteri Bottas parte em sexto, depois de cravar apenas 1min24s127.

Felipe Nasr, da Sauber, encontrou dificuldades durante o treino e acabou sendo eliminado na segunda fase. Agora, largará na décima segunda colocação.

O treino

A classificação deste sábado começou com amplo favoritismo para Hamilton. Além de ter feito o melhor tempo em todos os treinos livres, o britânico ainda viu o seu único rival a altura, Nico Rosberg, ter problemas no motor. Entretanto, os pilotos da Ferrari sonhavam em dar alegrias para os fãs italianos presentes nas arquibancadas.

Q1

A primeira parte do treino foi marcada por uma situação estranha vivida por Max Verstappen, da Toro Rosso. Quando foi tentar marcar o seu tempo, o jovem piloto viu parte da carenagem que cobre o motor se soltar, causando uma bandeira amarela. Sem conseguir completar a volta, ele terminou o treino sem tempo.

McLaren voltou a decepcionar

McLaren voltou a decepcionar

Quem também não tem muito o que comemorar é a McLaren. Mais uma vez o time inglês esteve mal durante a classificação. Jenson Button e Fernando Alonso até tentaram tirar “leite de pedra”, mas não foi desta vez que eles passaram para a segunda fase do treino. O britânico marcou apenas o décimo sexto tempo, enquanto o espanhol foi o décimo sétimo.

Os outros dois pilotos eliminados, como acontece em todas as corridas, foram Will Stevens e Roberto Merhi, da Manor Marussia.

Q2

A fase 2 do treino de classificação foi um pouco mais agitada do que a primeira. Com Mercedes, Ferrari, Williams e Force India com desempenho suficiente para garantir vaga na fase final, restou a Lotus e Sauber brigar pelas últimas posições no top 10.

Nasr não passou do Q2

Nasr não passou do Q2

Quem se deu bem foi Romain Grosjean e Marcus Ericsson, que passaram para última fase do treino. Assim, Pastor Maldonado ficou apenas com o décimo primeiro tempo. Felipe Nasr, da Sauber, largará logo atrás, em décimo segundo.

A decepção ficou por parte da Toro Rosso de Carlos Sainz Jr e dos carros da Red Bull. O primeiro terminou em décimo terceiro. Enquanto Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo terminaram em décimo quarto e décimo quinto, respectivamente, sendo que o australiano nem chegou a marcar tempo.

Q3

Como era de se esperar, a pole position ficou mesmo com Hamilton. O piloto da Mercedes garantiu o melhor tempo da sessão logo na sua primeira tentativa e não foi mais superado por ninguém. Na sequência, os carros da Ferrari roubaram a cena. Kimi Raikkonen garantiu o segundo tempo e Sebastian Vettel o terceiro, jogando Rosberg para a quarta colocação.

Massa fez o quinto tempo

Massa fez o quinto tempo

Os pilotos da Williams também tiveram um bom desempenho na fase final do treino. Felipe Massa foi quem andou melhor e garantiu a quinta colocação. Logo em seguida ficou Valtteri Bottas, em sexto. A Force India de Sergio Pérez terminou em sétimo, seguido por Romain Grosjean, em oitavo.

As duas últimas colocações terminaram nas mãos de Nico Hulkenberg e Marcus Ericsson. O alemão cravou 1min25s317, já o sueco, companheiro de Nasr, marcou 1min26s214.

Confira o resultado do treino:

Classificaçao - monza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *