Infográfico: iguais desde os playoffs, Flamengo e Uberlândia decidem NBB

Por globoesportes.com

Quando o cronômetro zerar ao fim do quarto período ou de uma eventual prorrogação, o NBB terá um novo campeão depois de três anos de hegemonia do Brasília. Time de melhor campanha na fase de classificação, o Flamengo, campeão da primeira edição do torneio em 2008/2009, tem o direito de mando de quadra da decisão, em jogo único. Do outro lado, o Uberlândia, terceiro colocado na fase inicial, chega forte depois de despachar Bauru nas semifinais por 3 a 0.

Na fase de classificação, deu Flamengo no turno (78 a 87) e no returno (79 a 66). Nos playoffs, porém, o Uberlândia ainda não perdeu como visitante. E o Fla ganhou todas como mandante. Outro dado que faz a decisão tender para o equilíbrio é que, a partir do mata-mata, os finalistas têm aproveitamento igual: seis vitórias e duas derrotas para cada lado.

O jogão está marcado para as 10h deste sábado, na Arena da Barra, zona oeste do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo da TV Globo. O SporTV também mostra a final, com pré-jogo desde as 9h20m, mesmo horário em que o GLOBOESPORTE.COM começa a acompanhar tudo sobre a partida em Tempo Real.

 Os 15 mil ingressos para a decisão se esgotaram na quarta-feira – nesta sexta, o Flamengo liberou uma carga extra. Além dos gritos da torcida nas arquibancadas, o Flamengo tem no ala Marquinhos seu principal trunfo na busca pelo segundo caneco. O camisa 11, que completou 29 anos na véspera da final, é o cestinha do NBB, com média de 20,4 pontos por jogo (assista às jogadas de Marquinhos no vídeo ao lado). E o desempenho ao longo da temporada foi recompensado com a indicação para jogador mais valioso da competição (MVP).

– Com certeza esse é um dos melhores momentos da minha carreira. O Flamengo está em um ótimo momento, e eu fico feliz de ser um dos caras que puxam o time, tanto no ataque quanto na defesa. Uma coisa está ligada à outra, e espero que a gente possa manter um bom nível de atuação na final para ficar com o título – disse Marquinhos.

No entanto, o técnico José Neto sofrerá uma baixa considerável em seu elenco. Com uma lesão na coxa direita, o ala-armador Benite está fora do duelo e será substituído por Duda ou Zanotti.

 Campeão nacional em 2004, o Uberlândia aposta na mão calibrada de Robert Day para conquistar o NBB pela primeira vez.  Aos 31 anos, o ala nascido no Oregon é um dos grandes chutadores de três pontos do campeonato – média de 3,1 arremessos certos por jogo, a terceira melhor do NBB. Além disso, Day é também o quarto cestinha do torneio, com 18, 1 pontos por partida. Assim como o rival Marquinhos, o gringo do Uberlândia é um dos indicados a MVP  – o terceiro concorrente é Fúlvio, do São José.

– Você sempre imagina chegar à final e ser campeão dos campeonatos que disputa, mas nunca sabe o que vai acontecer durante a competição. Treinamos muito forte para alcançar a final. Agora estamos focados somente neste jogo. Somos um grande time, e temos totais condições de sermos campeões – garantiu Robert Day.

Confira no infográfico abaixo as campanhas das equipes, estatísticas e a opinião de especialistas sobre a grande final deste sábado.

info FINAL NBB (Foto: arte esporte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.