Assembleia Legislativa de PE presta homenagem em sessão solene ao time de futebol feminino do Vitória

Por Luciano Abreu

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco homenageou na noite desta quarta-feira (14), em sessão solene,  o time de futebol feminino do Vitória de Santo Antão pela conquista do vice-campeonato da Copa do Brasil em 2011 e 2013 e pela representação do estado de Pernambuco em competição nacional e internacional. Na homenagem também consta o recente  tetracampeonato pernambucano  invicto e as sucessivas convocações  de  jogadoras do elenco tricolor para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino em competições com o Mundial, Universíades, Sul-Americano e Jogos Olímpicos.

A solenidade proposta pelo deputado Sebastião Rufino (PSB) foi acompanhada pelo vice-governador, João Lyra, pela secretária Estadual de Esportes, Ana Cristina  Cavalcanti  e pelo apresentador da Rede Globo Nordeste, Rembrandt Junior, entre outros. O deputado Zé Maurício (PR), abriu a cerimônia ressaltando que os investimentos realizados pelo Vitória de Santo Antão no futebol feminino tem quebrado paradigmas e gerado  importantes resultados para o esporte pernambucano. O deputado destacou ainda que a Assembleia Legislativa de Pernambuco reconhece esse esforço e presta uma justa homenagem às atletas, comissão técnica e dirigentes.

Na tribuna, o deputado Sebastião Rufino (PSB), autor da proposta, saudou o presidente do Vitória, Paulo Roberto, e afirmou que a homenagem é uma forma de enaltecer a dedicação, empenho e excelente gestão que tornaram, em quatro anos, o Vitória um clube referência no Brasil e que as conquistas revelam o quanto as meninas do Vitória são guerreiras na função que ocupam. O deputado também destacou que o Tricolor das Tabocas é o único clube brasileiro a reconhecer oficialmente com uma estrela rosa as conquistas da modalidade feminina em seu escudo e que tem representado de forma imponente o estado de Pernambuco em importantes competições, a exemplo da Copa Libertadores da América. “Cada uma merece uma medalha de ouro por jogar futebol, paixão dos brasileiros”, concluiu.

O presidente do Vitória, Paulo Roberto, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia e agradeceu pelo reconhecimento dos parlamentares e do povo pernambucano aos esforços do clube em levar o nome do Estado cada vez mais longe. O presidente afirmou que o grande desafio de se fazer esporte de alto rendimento ainda é a falta de  incentivo e ressaltou a necessidade do Estado criar políticas públicas para dar apoio às mulheres, bem  como, incentivar e estimular a transmissão de jogos e competições. O presidente lembrou que Pernambuco ocupa hoje lugar de destaque no cenário nacional devido a iniciativas ousadas, como a da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) em aceitar a sugestão de registrar as primeiras atletas de futebol  profissional do Brasil, e lembrou que o Tricolor das Tabocas é o único clube do Nordeste a receber do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o Prêmio Brasil Olímpico, por duas vezes, como reconhecimento por ter contribuído para a evolução do esporte brasileiro.

Ao final o presidente do Vitória homenageou parlamentares e personalidades com a entrega das medalhas da conquista do vice-campeonato brasileiro. Estiveram presentes a solenidade o vice-prefeito Henrique Filho, representando o prefeito e ex-deputado estadual, Elias Lira; o secretário de Governo, Ozias Valentin; o secretário Executivo de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico, Marcos Mendes; o secretário Executivo de Trabalho e Juventude, Ronaldo de Deus; e o secretário Executivo de Comunicação Social, Djalma Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.