Especialista: O aquecimento e seus benefícios

Na última semana, mostramos que o aquecimento entende-se pelas medidas tomadas antes de iniciar o exercício físico, visando potencializar as capacidades exigidas.

Para realizá-lo existem várias estratégias que podem ser adotadas como o alongamento dinâmico. Outras opções são os aquecimentos passivos e ativos.

O aquecimento passivo, técnica pouco utilizada, envolve aumentar a temperatura com duchas quentes, massagem e fricções, porém, possuem baixa efetividade se comparado a outros métodos.

Já os aquecimentos ativos podem ser divididos em geral e específico. No caso da corrida de rua podemos traduzir isso na prática com os trotes, corrida de baixa intensidade ou realizando os exercícios educativos de corrida.

Mas de que maneira o aquecimento pode contribuir para o sistema musculoesquelético?

Partindo do princípio de que o aquecimento eleva a temperatura corporal, várias estruturas serão atingidas. Os músculos, tendões e ligamentos, por exemplo, diminuirão a sua resistência visco-elástico, aumentando a elasticidade e abrandando a propensão a rupturas.

No sistema nervoso central, a elevação da temperatura corporal pode acelerar em até 20% a velocidade de contração muscular.

Com o aquecimento, ocorre ainda o aumento na produção de líquido sinovial nas articulações. Essa substância tem como uma das suas funções a diminuição do atrito entre as superfícies ósseas e também a nutrição da cartilagem articular.

Existem vários outros benefícios que o aquecimento pode trazer para a prática esportiva em âmbitos fisiológicos e psicológicos também. Mas para que se consiga alcançar e potencializar esses benefícios é necessário um planejamento adequado e coerente com o objetivo a ser atingido, sempre respeitando a individualidade de cada praticante. Para isso consulte sempre um profissional da área.

Para aqueles que se interessam sobre o assunto, segue sugestão de leitura:

  • Weineck, J. Biologia do Esporte.7ª Ed – Barueri, SP. Manole, 2005.
  • Di A., T.; MATIAS, K. F. Princípios fisiológicos do aquecimento e alongamento muscular na atividade esportiva. Rev Bras Med Esporte,  Niterói,  v. 16,  n. 3, June  2010.

Profª Esp. Kety Konda
Profº Msd. Cauê La Scala Teixeira
Profº Esp. Rodrigo Gianoni

Seção de Avaliação Física (SEAFIS) – Prefeitura de Santos

 

Fonte: Redação do Ativo.com

 

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