Mais uma conquista para Yane Marques em 2012: Atitude Campeã

Yane Marques brilhou mais uma vez (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Com a bagagem de ter conquistado uma histórica medalha de bronze no pentatlo feminino nas Olimpíadas de Londres, dificilmente o título de melhor atleta pernambucana do ano sairia das mãos de Yane Marques. Foi seguindo essa lógica que a atleta confirmou o favoritismo no prêmio Atitude Campeã e recebeu a homenagem do governo estadual como o principal nome do esporte pernambucano de 2012. Emocionada, Yane viu a homenagem realizada na noite desta quinta-feira como o reflexo do esforço de toda sua carreira.

– Este prêmio é um reconhecimento do meu esforço, da minha luta. É a quarta vez que ganho e sempre é especial, principalmente pelo ano perfeito que tive. Ano de olímpico é sempre especial e esse foi fora do normal, no qual ganhei a minha medalha nos Jogos de Londres. Foi fora do normal.

Ao conquistar o bronze nos Jogos de Londres, Yane Marques tornou-se a primeira pernambucana medalhista olímpica em uma competição individual. Fez história também por ter sido a primeira medalha brasileira no esporte. Além do feito, ela ainda levou o hexacampeonato Sul-Americano e o tetra Pan-Americano da categoria.

– Continuo a mesma Yane Marques de sempre. Nada mudou com a medalha de bronze, sou a mesma sertaneja de Afogados da Ingazeira.

Na disputa do prêmio, a sertaneja de Afogados da Ingazeira bateu o judoca Gabriel Pinheiro (campeão sul-americano de seleções), o velocista Hiago Pereira Garcia (campeão da Copa do Brasil), o jogador de handebol Naílson Sousa Amaral (campeão brasileiro da Liga Universitária) e o lutador de jiu-jitsu Rodrigo Mendes Pereira (campeão mundial faixa-marrom).

Já no esporte paraolímpico, a finalista dos 100 metros do atletismo das Olimpíadas de Londres, Jenifer Martins dos Santos levou o sexto troféu do Atitude Cidadã. Referência do esporte estadual, desta vez Jenifer superou Leonardo Amâncio (atletismo, campeão nacional do circuito Loterias Caixa) e Edjúnior José do Bonfim (basquete de cadeira de rodas, campeão sul-americano).

Este prêmio é um reconhecimento do meu esforço, da minha luta. É a quarta vez que ganho e sempre é especial, principalmente pelo ano perfeito que tive”
Yane Marques

–  É a sexta vez que ganho e sempre me emociono porque cada ano a batalha é diferente. Não é fácil acordar cedo, treinar e me preparar para as competições todo os dias, então é recompensador ter esse reconhecimento.

Mas não foram apenas os atletas que terminaram noite com troféu. Os técnicos Maria de Fátima Fernandes Barbosa (basquete sobre rodas/campeã sul-americana), Cristiano Rocha da Silva (handebol/campeão do Sul-Americano e nono colocado no Mundial) e Vanthauze Marques Freire (treinador de Hiago Pereira Garcia) disputaram a votação de melhor treinador do ano, vencida por Cristiano Rocha.

– Sem dúvida o prêmio é um estímulo para o esporte amador, pois é o reconhecimento para todos os atletas que lutam para praticar suas modalidades. E ganhando o meu segundo Atitude Campeã fica melhor ainda. Não fiquei surpreso, pois meu currículo neste ano foi merecedor de premiação.

Prêmio Atitude Campeã (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Prêmio Atitude Campeã é destinado aos melhores do esporte em Pernambuco (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.