Nadal bate Ferrer e é octocampeão em final com protesto
Nadal tornou-se o primeiro a conquistar o mesmo torneio de Grand Slam por oito vezes em simples na Era Aberta
Foto: KENZO TRIBOUILLARD / AFP
Rafael Nadal manteve a freguesia sobre David Ferrer na final espanhola de Roland Garros, neste domingo (9), e se sagrou octocampeão do Grand Slam disputado em Paris. Com o placar de 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3, a decisão só surpreendeu pelos protestos que interromperam a partida por duas vezes, durante cinco minutos, no segundo set. Mas não apagou o brilho da partida e nem o feito histórico de Nadal.
A partida foi marcada pelo grande domínio do favorito Nadal, que se tornou o primeiro a conquistar o mesmo torneio de Grand Slam por oito vezes em simples na Era Aberta. Ferrer, com seu conhecido estilo aguerrido em quadra, mostrou boa resistência somente no terceiro set. E não conseguiu evitar o revés em sua primeira final de Slam.
O duelo foi interrompido por duas vezes no segundo set, mas nenhuma delas por causa da chuva fina que ameaçou atrapalhar a partida. Uma manifestação contra a recente aprovação do casamento homossexual pelo Parlamento da França chamou a atenção de todos com uma faixa exibida nas arquibancadas, logo removida pela organização do torneio.
Poucos minutos depois, um dos manifestantes invadiu a quadra sem camisa, com uma máscara sobre o rosto e portando um sinalizador nas mãos. Chegou a ficar a dois metros de Nadal antes de ser retirado pelos seguranças, que precisaram apagar rapidamente o sinalizador, próximo à área de saque.
A invasão não chegou a assustar os tenistas e as celebridades presentes nas arquibancadas da quadra Philippe Chatrier, como o príncipe espanhol Felipe de Bourbon e o ator Leonardo di Caprio. Ao fim da partida, Nadal recebeu sua oitava taça de campeão de Roland Garros das m%C