Santa Cruz recebe o Gurany de Sobral e tenta abrir vantagem no mata-mata do Nordestão

Por Matheus Albino

Raul é a arma principal de Vica para bater o Guarany-CE no Arruda Foto: Guga Matos / JC Imagem

A primeira das duas batalhas que terá pela frente contra os cearenses do Guarany de Sobral-CE nas quartas-de-final da Copa do Nordeste será neste sábado, às 17h, no estádio do Arruda.

Em casa, o time costuma crescer ainda mais por conta da presença em massa de seus torcedores, que ao lado do time, se transformam no 12°jogador em campo.

E desta vez os tricolores  terão que empurrar ainda mais o time no jogo. O duelo promete ser bastante tenso, principalmente para os donos da casa, já que o tão comentado gol fora de casa será um aliado do Cacique do Vale, e um adversário a mais da equipe coral.

Mas, o técnico Vica tratou de apaziguar as coisas no Arruda, afirmando que o mais importante é levar uma vantagem para o jogo em Sobral, no dia 26 deste mês. “Eu falei com os jogadores para tomarem cuidado neste confronto, por se tratar de um mata-mata.Nós temos condições de até mesmo reverter uma situação desfavorável no próximo jogo, assim como o Guarany também tem condições de conseguir um bom resultado aqui no Arruda.

O que temos que fazer é construir uma vantagem, se tomarmos o gol e vencermos será bom, o mundo não vai se acabar por isso”, disse o treinador. Léo Gamalho, Renatinho e Pingo recuperados, mas poupados do jogo.

Durante o treino desta sexta-feira (14), Vica recebeu boas notícias do departamento médico do clube, que liberou os cinco jogadores que estavam em tratamento e que, por conta disso, ficariam de fora da partida. Mas, o dm do clube limpou a sua sala de tratamento, e colocou todos à disposição do técnico Vica. Mesmo assim, o treinador não quis arriscar e relacionou apenas dois dos cinco atletas. O motivo? ele respondeu assim:

“Eu tinha convocado o Léo Gamalho ontem, mas vi que não seria bom colocá-lo. Ele precisa fazer umas etapas especiais para se recuperar e readquirir a sua forma, por isso desconvoquei. O Renatinho não tem lesão alguma, pediu para treinar mas ficou de fora e não vai pro jogo também. Temos jogadores de muito potencial que podem substituir os que estão fora”, comentou.

Jogadores esperam contar com a ajuda da torcida diante do Guarany. Foto: Clemilson Campos / JC Imagem

Jogadores esperam contar com a ajuda da torcida diante do Guarany. Foto: Clemilson Campos / JC Imagem

Por outro lado, ele terá na equipe titular, a volta do lateral-direito Oziel e do volante Luciano Sorriso, ambos poupados do jogo contra o Porto na última quarta-feira (12), por conta do cansaço muscular. Na defesa, Everton Sena, suspenso pelo terceiro amarelo, dá lugar a Leandro Souza. Leandro que vai disputar a sua partida de número 70 com a camisa tricolor.

Fora dos 11 iniciais há bastante tempo, ele afirmou que a falta de ritmo de jogo poderá ser suprida pela disposição em campo. “Claro que vou sentir um pouco, mas fazendo o que eu gosto, que é jogar futebol, com certeza vai me ajudar em campo. Vai ser na vontade e na superação”, falou.

Uma das vagas deixadas pelos poupados, será preenchida por Jefferson Maranhão, meia baixinho e rápido, assim como o titular do time, Renatinho. Os dois, são repletos de coincidências, tanto fisícas (o tamanho por exemplo), como dentro de campo. Vica pediu para que o substituto faça a mesma função de Renatinho, e que em alguns momentos da partida, fique como um segundo atacante, dando apoio ao isolado Cassiano.

“O professor pediu para jogar na mesma posição do Renatinho e ir pra cima dos marcadores. Vou jogar um pouco mais avançado pra ajudar o Cassiano lá no ataque”, garantiu.
O adversário
Os tricolores sabem das dificuldades que terão contra o Bugre Sobralense no Arruda. Líder do Grupo C, que foi formado por Sport, Botafogo-PB e Náutico, o Guarany não era um forte candidato a ficar com uma das duas vagas para a fase seguinte.

Contrariando a lógica, o time fez uma campanha com duas vitórias, três empates e uma derrota, terminando na liderança com nove pontos. Dentro de campo, um time rápido e mortal nos contra-ataques, e que tem no atacante Thiago Furlan, a principal arma para superar os adversários.

“Conheço alguns jogadores de lá. É um time de muito potencial, bem treinado e que vamos precisar de muito cuidado. Temos que impor a nossa maneira de jogar porque temos condições de vencer e também teremos o apoio do nosso torcedor”, disse o técnico Vica. “É uma equipe bastante qualificada, muito rápida.

Esperamos um time bem fechado, por isso trabalhamos muito para tentar furar esse bloqueio. Assisti alguns jogos do Guarany e vi que o Thiago Furlan é um bom jogador, mas temos os nossos zagueiros que podem fazer um boa marcação nele”, afirmou Jefferson Maranhão.

Para o jogo, o  técnico Vladimir de Jesus espera contar com os importantes titulares Márcio Tarrafas (meia) e Tiago Furlan (atacante), que passaram a semana em tratamento no departamento médico e podem ser os grandes desfalques. Em contrapartida, ele terá os retornos do lateral-direito Ivonaldo, que estava lesionado e do volante Santos, que cumpriu suspensão contra o Náutico.

Ficha do jogo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Oziel, Renan Fonseca, Leandro Souza e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Raul, Jefferson Maranhão e Carlos Alberto; Cassiano. Técnico: Vica

Guarany de Sobral: André Zuba, Ivonaldo, Joécio, Juliano e Zeca; Santos, Zé Augusto, Márcio Tarrafas (Adriano) e Júnior Cearense; Thiago Furlan (Zé Willian) e Reinaldo Luís.

Técnico: Vladmir de Jesus.

Copa do Nordeste (quartas-de-final)

Horário: 17h

Local: Estádio do Arruda
Árbitro:Suelson Diorgenes de França Medeiros (RN)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.