Vettel se diz surpreso com pole em Interlagos

Em mais um dia de chuva aqui em São Paulo, o alemão Sebastian Vettel voltou a mostrar porque é o tetracampeão mundial de Fórmula 1 e cravou a pole position no circuito de Interlagos. Campeão antecipado, o piloto da Red Bull voou na chuva e não deu qualquer chance para os rivais no treino de classificação.

Vettel largará na pole mais uma vez

Vettel largará na pole mais uma vez

O tempo da pole, registrado por Seb, foi de 1min26s47, pouco mais de meio segundo mais rápido que o segundo colocado, Nico Rosberg, da Mercedes. Por sinal, o compatriota de Vettel havia andado muito bem ontem, durante os dois primeiros treinos livres. Entretanto, na classificação, o companheiro de Lewis Hamilton não conseguiu bater novamente o tetracampeão.

A terceira colocação do grid de largada para o GP do Brasil será ocupada pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que também conseguiu uma boa volta na sua última tentativa. O seu companheiro de equipe, Felipe Massa, sofreu com mais um erro da Ferrari e largará na nona colocação.

O treino

Se pela manhã, a chuva fez com que o último treino livre fosse sem graça, na classificação ela teve uma participação completamente diferente. Por conta do traçado molhado, o treino de qualificação para o GP do Brasil teve emoção do início ao fim. Hora a pista estava seca, hora a chuva apertava e os pilotos tinham que se virar para encontrar o melhor tempo.

Q1

Antes mesmo da luz verde acender, uma fila de carros já se posicionava na saída dos boxes. Tudo isso porque a pista ainda estava com pouca água e todos os pilotos queriam aproveitar a oportunidade.

Pouco depois, a chuva voltou a aparecer em Interlagos e deixou o Q1 ainda mais agitado. Depois de muita disputa, poucas surpresas entre os eliminados. Pastor Maldonado e Esteban Gutiérrez acabaram sendo os pilotos das equipes intermediárias que deixaram o treino antes do esperado. O venezuelano largará na décima sétima posição, enquanto o mexicano parte em décimo oitavo.

Os outros eliminados na primeira parte do treino foram as duplas das equipes menores do grid. Melhor para Charles Pic, que partirá em décimo nono, seguido pelo seu companheiro de equipe, Giedo Van der Garde. Jules Bianchi e Max Chilton, da Marussia, partirão em vigésimo primeiro e vigésimo segundo.

Q2

Ainda com o traçado molhado, os melhores motoristas do mundo tiveram dificuldades durante a segunda parte do treino. Entretanto, apesar disso, não tivemos grandes surpresas entre os eliminados no Q2.

A decepção, sem dúvidas ficou por conta da dupla da McLaren. Sergio Pérez(14º) e Jenson Button(15º) não tiveram um tempo suficiente para passar para a super classificação. Pior para o mexicano, que ainda sofreu um acidente no fim do Q2. Quando subia o laranjinha, ele passou por cima da zebra e perdeu o controle do carro, batendo forte na barreira de proteção.

Dentre os eliminados, quem se deu melhor foi o finlandês Heikki Kovalainen. O companheiro de Grosjean na Lotus partirá na décima primeira colocação, seguido por Paul Di Resta e Valtteri Bottas. Na décima sexta colocação largará Adrian Sutil.

Q3

Por conta da chuva que caiu durante as duas primeiras partes do treino, a direção de prova acabou interrompendo a sessão e resolveu atrasar o início do Q3. A movimentação final só foi iniciada com cerca de 40 minutos de atraso. E quando os carros foram liberados, vimos mais uma disputa intensa pela pole position.

Quem se deu melhor foi Sebastian Vettel, que aproveitou bem o pouco tempo em que a pista estava seca e conseguiu ficar com a primeira colocação no grid. Logo atrás dele, Nico Rosberg mostrou-se competitivo na chuva mais uma vez e partirá em segundo.

Quem mais uma vez cometeu falhas foi a Ferrari. Ao chamar Alonso e Felipe para os boxes, os mecânicos erram o tipo de pneu e tiveram que trocar no momento em que o carro do espanhol estava parado. Com isso, Massa, que estava logo atrás, perdeu um tempo precioso que lhe custou uma boa colocação.

Alonso ainda conseguiu fazer uma boa volta e partirá na terceira colocação, mas o brasileiro teve que se contentar com o nono lugar no grid. Se despedindo das pistas da F1, Mark Webber não teve um treino tão bom quanto esperava e ficou apenas coma quarta colocação.

Confira o resultado do treino de classificação:

Classificação Interlagos

F1Team

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.